sábado, 24 de agosto de 2013

Você é um fa de k-pop de verdade?

Alguma vez você já foi rotulado como alguém que “não é fã de verdade” pelos outros membros do seu fandom, só por não amar o novo single do grupo? Eu tive esse título ligado à mim várias vezes com o passar dos anos em diversos fandoms. Aparentemente, discordar com a maioria sobre a qualidade da música significava que eu não era um fã de verdade. Fãs de K-pop precisam parar de espalhar essa mentalidade repressiva de que o consenso deve prevalecer a opinião de um indivíduo.

Se o novo single de um grupo for algo menos que completamente grudento, opiniões estarão divididas no começo, com alguns fãs gostando “só porque ______ lançou“, enquanto outros fãs admitem que não gostaram por vários motivos. Talvez por não ser boa ou talvez a música se afastou muito do estilo que atraiu o fã para o grupo. Qualquer que seja o motivo, os fãs “defensores” atacarão os fãs contrários por não seguirem a ordem de idolatrar tudo que seu grupo favorito lança. Os divergentes, muitas vezes, se sentirão culpados e mudarão de ideia, dizendo que agora gostam da canção – depois de ouvir mais de dez vezes. (Por que você tem que se forçar a ouvir uma música várias vezes para gosta-la?) A pequena minoria de fãs que mantém sua opinião original, ficam quietos para que não continue o conflito com o fandom e sejam julgados. Normalmente dentro de alguns dias, os fãs voltam a se dar bem e elogiam a música, mesmo se eles não gostaram dela no seu lançamento.

Não gostar de uma música do seu grupo favorito não deveria ser visto como um pecado contra o fandom e sua lealdade com o grupo. Críticas construtivas podem ajudar muito mais que ser outra ovelha apoiadora dentro do fandom. O grupo terá seu potencial afetado se os fãs aceitarem cegamente todas as músicas com muito entusiasmo, já que o grupo sabe que eles não precisarão melhorar visto que os fãs aceitarão qualquer coisa. Alguns grupos não progrediram musicalmente como deveriam ter progredido, dada a sua longevidade. Eu diria que o Super Junior e o Secret, apesar de serem talentosos, caíram na armadilha em que eles sentem que podem lançar uma música igual o tempo todo.


  “Sorry sorry, por termos lançado Sorry Sorry por 4 anos consecutivos”


                              “No começo você gostou da nossa magia, mas agora parece veneno”



Para todo lançamento novo, é esperado que seus fãs aceitem todas as músicas que eles produzem, mesmo se as músicas soem extremamente idênticas. Com o Super Junior, após lançarem “Sorry Sorry“, seus singles seguintes “Bonamana“, “Mr. Simple” e “Sexy, Free & Single” soam similares. Magic e Madonna do Secret são bastante parecidas, e seu sucesso de 2012, Poison, seguiu exatamente a mesma fórmula. Fãs serão fãs, falando mal das opiniões que divergem até chegar ao ponto onde todos no fandom estarão elogiando a canção.

As críticas também devem ser niveladas, não só pela falta de criatividade, mas por também fazerem coisas que simplesmente não funcionam. Por exemplo, o Girls’ Generation é conhecido por mudarem completamente seu estilo de single pra single. Elas foram do K-pop clássico para as músicas grudentas e até combinaram cinco músicas juntas e fazerem rap. É ótimo que elas sempre experimentem, mas a mudança não deveria ser tão drástica ao ponto em que você questiona se elas são o mesmo grupo que você se apaixonou. É difícil acreditar que o mesmo grupo lançou “Into The New World” e “I Got a Boy“. Além disso, há muitas pessoas que discutem que o Girls’ Generation simplesmente não são boas rappers comparadas a outros rappers estabelecidos na indústria. Talvez o grupo deva fazer um trabalho melhor destacando os seus pontos fortes, permitindo suas cinco vocalistas competentes (Taeyeon, Jessica, Tiffany, Seohyun e Sunny) cantarem, e mostrarem as habilidade na dança das dançarinas do grupo (Hyoyeon, Sooyoung, Yuri e Yoona) ao invés de forçarem raps nas suas músicas quando elas estavam indo bem sem eles.

Se não gostar de uma música aqui e ali me afasta de ser um fã de verdade, então que seja. Eu aproveito não ser um fã de verdade porque me dá a liberdade de gostar e não gostar das músicas que eu quero. Eu compro a música que eu quero enquanto passo as que eu não gosto. Eu prefiro ser chamado de falso fã, do que apoiar uma música só pra me adaptar ao fandom.

sempre achei qe sorry sorry fosse muito identico com o ritmo de mr. simple mesmo XD







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...